A partir de domingo (13), a Secretaria Municipal de Transportes (Setran), dará início a terceira etapa de implantação do sistema binário em Maringá. Nesta fase, serão mudadas o sentido de nove ruas da Zona 2. As mudanças são necessárias para a transformação das avenidas Paraná, Duque de Caxias, Herval e São Paulo em mão única.
De acordo com a assessoria de comunicação da Setran, a sinalização horizontal foi reforçada para indicar o sentido das vias. Equipes da pasta instalaram placas indicativas, e distribuíram cartazes em residências e comércios. Além disso, agentes de trânsito estarão nos locais orientando os motoristas sobre as mudanças e rotas alternativas.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Walter Guerlles, as mudanças irão melhorar a circulação interna dos moradores, que devem estar atentos à sinalização. "Sabemos que as mudanças nos sentidos de vias mexem com a vida dos usuários, mas tudo isso é para o bem de toda a população".
Mudanças
Sofrerão alterações de sentido as ruas: Martin Afonso, Vaz Caminha, São Marcelino Champagnat, Pe Germano J. Mayer, Antônio Salema, Santa Maria, Dr. Arion R. de Campos, Felipe Camarão e Fernandes Vieira. As ruas Pe. Germano J. Mayer, Santa Maria e Felipe Camarão passarão a ter sentido avenida Itororó avenida Anchieta.
Já as ruas Antônio Salema, Dr. Arion R. de Campos e Fernando Vieira farão o sentido inverso. A rua Vaz Caminha passa a ter a partir de domingo o sentido avenida Tiradentes Juscelino Kubitscheck, enquanto as ruas São Marcelino Champagnat e Martin Afonso passarão a ter o sentido contrário.
Quarta Etapa
A próxima etapa de implantação do Sistema Binário está marcada para janeiro do ano que vem. As duas vias da Avenida Paraná e da Avenida Herval seguirão na direção Colombo/Catedral e a avenida Duque de Caxias à Avenida São Paulo terá todo o tráfego direcionado no sentido Catedral/Colombo.