Foi sepultada na tarde desta sexta-feira (9), em Astorga, na região Noroeste do Paraná, Maria Olívia da Silva, de 130 anos, considerada a pessoa mais velha do país. O sepultamento aconteceu às 15h, no cemitério do distrito de Içara, onde morava. Cerca de cem pessoas acompanharam a cerimônia.
Dona Maria teve morte natural no início da noite desta quinta-feira (8), na casa onde morava. De acordo com um dos filhos da idosa, Aparecido Silva, ela passou mal depois de jantar e não teve tempo de ser socorrida.
Nascida em 28 de fevereiro de 1880, em Varsóvia, na Polônia, dona Maria Olívia veio para o Brasil aos 3 anos de idade, sendo registrada em Itapetininga (SP). Apesar da idade, ela não foi reconhecida oficialmente como a mulher mais velha do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes, já que os documentos originais foram perdidos em um incêndio. No entanto, as provas apresentadas pela família da idosa foram analisadas e reconhecidas pelo RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros.
Personagem de várias reportagens, Dona Maria Olívia dizia que trabalhou muito na vida e atribiu a longevidade a uma alimentação baseada em feijão e banana. Nos últimos anos estava com grande dificuldade para se locomover.