Os contribuintes de Maringá começarão a receber os carnês para o pagamento do IPTU a partir de 2 de janeiro, segundo a Prefeitura. O imposto foi reajustado em 6,10%, valor referente à inflação acumulada em 2008. Quem pagar a taxa à vista terá descontos de 15% (até 21 de janeiro) ou 10% (até 11 de fevereiro). Foram confeccionadas 124,5 mil guias, que somam uma arrecadação de cerca de R$ 76,8 milhões.
Quem optar por parcelar a taxa deverá retirar o restante das guias no Paço Municipal ou imprimi-las na internet, pelo site da Prefeitura de Maringá. Isso porque o carnê tem apenas uma folha, que traz três opções para pagamento: duas à vista, com descontos diferentes; e o primeiro vencimento do pagamento parcelado.
O carnê foi reduzido para retirar de circulação 600 mil folhas por ano de papel sulfite e 80 mil folhas de cartolina. A medida deve gerar uma economia de R$ 400 mil, o que representa 50% do que era gasto antes, quando a guia era fabricada por uma empresa terceirizada.
De acordo com o diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nelson Pereira, metade dos contribuintes deve pagar o IPTU à vista. "Todos os anos recebemos mais de 50% dos pagamentos à vista, desperdiçando 600 mil folhas por ano. Agora, ou o contribuinte paga à vista ou retira as guias de parcelamento pela internet, imprimindo apenas a folha que será utilizada", disse, em entrevista ao site da Prefeitura.
Quem não receber o carnê deve retirá-lo no Paço Municipal. Basta procurar a Praça de Atendimento portando documentos pessoais. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 44 3221-1438.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura