Lista com as empresas com o maior número de reclamações em Maringá
1º) Oi Brasil Telecom 1.006.
2º) Tim Celular S.A. 571.
3º) Itaucard 548.
4º) Claro S/A 446.
5º) GVT - Global ViIlagge Telecom LTDA 188.
6º) Bv Financeira 161.
7º) Sky Brasil Serviços Ltda 158.
8º) Sanepar 137.
9º) Embratel - Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A 127.
10º) Vivo 119.
O Procon de Maringá registrou queda no número de reclamações no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o órgão fiscalizador, foram 680 ocorrências a menos entre janeiro e junho de 2012. Neste ano foram registradas 11.571 reclamações, contra 12.251 no período de 2011.
Para o diretor do Procon em Maringá, Rodrigo Valente, as reclamações registradas servem para as empresas realizarem melhorias nas atuações. "Essa diminuição é o resultado efetivo da atuação do Procon, pela fiscalização ou pelas multas aplicadas. Isso reflete diretamente em um maior respeito [da empresa] ao consumidor", declarou.
O setor que registrou o maior número de reclamações neste semestre foi o de serviços (com 4,7 mil ocorrências). Os outros setores com os números mais elevados de reclamações foram de assuntos financeiros (3,5 mil) e de produtos (1,9 mil).
A área de fiscalização, quarto no ranqueamento entre o maior número de reclamações, com 916 registros, foi o único setor a apresentar aumento de ocorrências em relação ao semestre passado.
Valente considerou normal o aumento neste tipo de setor porque a participação das pessoas aumenta a cada ano. "Os consumidores estão mais participativos. Temos nosso trabalho pontual de fiscalização, mas também temos procedimentos baseados em denúncias", afirmou ele.
Soluções
Segundo o diretor do Procon, entre as ocorrências registradas no primeiro semestre, 95% das ocorrências foram resolvidas em Maringá.
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