A Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) apreendeu 146 quilos de maconha em Cianorte, no noroeste do Paraná, na madrugada desta sexta-feira (25). O sargento Gilson Cardoso Fahur conta que a droga estava dividida em 206 tabletes, em um Fiat Siena com placas de Londrina, que estava parado em um posto de combustível. Quatro pessoas foram presas.
Segundo o sargento, durante a ronda policial, os oficiais costumam passar por postos de combustíveis, para ver se algum veículo está transportando produtos ilegais. Nesse caso, policiais abordaram primeiro dois casais que estavam entrando em um Corolla, com placas de Mundo Novo (MS), que estava estacionado no pátio.
"Eles não deram atenção para os policiais e entraram no carro", afirma o sargento. "Por conta disso, os oficiais pediram que todos saíssem do veículo, para algumas perguntas." Como as respostas eram contraditórias, sobretudo sobre a cidade para a qual iam, os policiais começaram a desconfiar. Foi quando notaram o Fiat Siena ao lado do Corolla.
Depois que a droga foi descoberta no Fiat Siena, os policiais foram até a casa do gerente do posto, para ver filmagens do pátio há câmeras instaladas no local. "As imagens não eram tão nítidas, mas era possível ver o Corolla chegando, saindo e voltando logo depois acompanhado do Siena", diz o sargento.
Segundo ele, a suspeita é de que o Corolla passava pelos locais antes do Siena, para se certificar de que não havia policiais. Os dois casais se dividiram nos dois carros. "A minha suspeita é de que toda essa droga ia para Maringá, Sarandi ou Londrina", diz. Os dois casais, cujos nomes ainda não foram divulgados, serão autuados em flagrante por tráfico de drogas.
A Polícia Civil de Cianorte, para onde todos foram encaminhados, juntamente das drogas, levantou a ficha criminal das quatro pessoas. Os dois homens têm passagens pela polícia pelos crimes de tráfico de drogas e roubo. Em depoimento, os dois homens e uma mulher disseram morar em Mundo Novo e a outra mulher, em Umuarama.