Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Postos que ficaram sem vacinas contra nova gripe são reabastecidos

Esta quinta-feira foi mais um dia de filas na Sala de Vacinação da Secretaria de Saúde | Reprodução RPC TV
Esta quinta-feira foi mais um dia de filas na Sala de Vacinação da Secretaria de Saúde (Foto: Reprodução RPC TV)

Após atraso na entrega, a Secretaria de Saúde de Maringá recebeu nesta quinta-feira (8) um novo lote de doses da vacina contra a Nova Gripe. A terceira etapa da campanha começou na última segunda-feira (5), mas como as doses não haviam chegado a Maringá, foi preciso utilizar as sobras das etapas anteriores, que não foram suficiente para atender a procura. Cerca de 20 mil doses foram repassadas aos postos de saúde, com prioridade aos sete onde a vacina havia se esgotado.

Segundo Edilene Goes, coordenadora de vacinas da secretaria de saúde, a quantia ainda não é suficiente, já que o público dessa fase da campanha é composto por 61 mil pessoas, apenas em Maringá. Outros lotes deverão ser entregues nos próximos dias. O Ministério da Saúde iniciou a terceira etapa da campanha direcionada para adultos entre 20 e 29 anos. Porém, até quarta-feira (7), a 15ª Regional de Saúde de Maringá ainda não havia recebido novos lotes da vacina. Diante do atraso no repasse, alguns postos de saúde registraram a falta de doses para atender a população.

A sala de vacinação da Secretaria de Saúde voltou a ficar lotada nesta quinta-feira (8). Quem vai ao local enfrenta fila todos os dias.

O Paraná já recebeu do Ministério da Saúde cerca de 2,4 milhões de doses da vacina. Desde que a campanha começou, cerca de 730 mil pessoas já foram vacinadas em todo o Estado. Ao final das cinco etapas, a Secretaria de Saúde espera imunizar aproximadamente 5 milhões de paranaenses. Até a última quarta-feira (31), 36.182 pessoas foram vacinadas em Maringá nas duas primeiras etapas (cerca de 70% do previsto), que inclui profissionais de saúde, gestantes, crianças de seis meses a menos de dois anos e doentes crônicos de seis meses a menos de 60 anos.

Quase 61 mil jovens devem ser vacinados

A previsão é de que quase 61 mil pessoas entre 20 e 29 anos devem ser vacinadas nesta terceira etapa em Maringá. A faixa etária atendida nesta fase da campanha foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).

Além dos jovens entre 20 e 29 anos, o público das etapas anteriores da campanha e que deveria ter tomado a vacina até o dia 2 de março, também continua sendo atendido por determinação do Ministério da Saúde que prorrogou o prazo até o próximo dia 23 de abril.

Os idosos com 60 anos ou mais com doenças crônicas devem aguardar. A população idosa terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.