- Início da 2ª etapa de vacinação contra gripe A lota Secretaria de Saúde
- Imprevistos atrasam primeira etapa da vacinação contra a gripe A em Maringá
- Município vai ceder vacinas para índios do Centro Cultural Indígena
- Centro Cultural Indígena reclama de falta de informações sobre vacinação
- Pacientes com sintomas de dengue e da gripe A lotam Hospital Municipal
A segunda etapa de vacinação contra gripe A termina oficialmente nesta sexta-feira (2), mas em razão do feriado de Páscoa, os postos de saúde da rede pública de Maringá estarão fechados. Como o alcance da campanha foi de cerca de 70%, o público da 1ª e da 2ª etapa ainda encontrará doses disponíveis a partir de segunda-feira (5), quando a 3ª etapa será lançada. Nova fase imunizará população de 20 a 29 anos. Até quarta-feira (31), cerca de 38 mil doses foram distribuídas no município.
Segundo Ercília Akie Fukui, diretora da 15ª Regional de Saúde, a distribuição dos lotes para a terceira etapa corre tranquilamente e todos os municípios da regional já retiraram as partes devidas. Em Maringá, o secretário de saúde, Antonio Carlos Nardi, lembrou da prorrogação da 1ª e da 2ª etapa, que deve ocorrer simultaneamente com a fase que será iniciada. "Vamos ainda incluir o restante das crianças e das gestantes. A vacina estará em todos os postos da rede e não precisam ir somente à secretaria central", aconselhou. O começo da segunda etapa, em 22 de março, resultou em correria e lotou a sala de vacinas da secretaria de saúde. O apelo do secretário é para que o problema não se repita.
A segunda etapa de vacinação contra gripe A H1N1 também foi prorrogada em Londrina, onde a meta do Ministério da Saúde não foi atingida. Na 17ª Regional de Saúde, que compreende os municípios de Londrina e região, a vacinação não atingiu a meta de 80% em cada faixa etária. Somente 59% das crianças com menos de dois anos foram imunizadas, 41% das gestantes e 23% dos portadores de doenças crônicas. A segunda etapa termina ao mesmo tempo em que a terceira, no dia 23 de abril.
Prorrogação
Poderão buscar a vacina a partir de segunda (5), doentes crônicos com menos de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses até menos de dois anos. Além deles, qualquer pessoa com idade entre 20 e 29 anos, público alvo da terceira etapa. Pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas a partir de 24 de abril, até 7 de maio, junto com a campanha contra a gripe comum. Na época, o idoso que tem doença crônica vai receber também a imunização contra a Gripe A (H1N1).