Mudanças
Com o cancelamento de dois voos operados pela Pantanal entre o Aeroporto Silvio Name Junior e o Aeroporto de Congonhas, outras rotas partindo de Maringá devem ser criadas para substituí-los, também com destino a São Paulo. Os novos voos deverão usar o Aeroporto de Guarulhos como base. A informação foi repassada pela TAM, proprietária da Pantanal Linhas Aéreas, na tarde desta terça-feira (18). Segundo a empresa, o pedido de transferência de destino foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deve deferir ou não a solicitação. A mudança ainda implica na possibilidade de abertura de uma nova frequência da TAM entre Curitiba e Congonhas.
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A Prefeitura de Maringá deve assinar em breve um convênio para que o Corpo de Bombeiros ceda nove bombeiros para trabalhar na brigada de incêndio do Aeroporto Silvio Name Junior. Contudo, o Governo do Estado não deve arcar com os salários e o Prefeito Silvio Barros também não quer pagar a conta sozinho. Nesta sexta-feira (21), na reunião dos municípios da Região Metropolitana de Maringá (RMM), ele apresentou proposta para que as prefeituras vizinhas ajudem com essa despesa.
"Esse aeroporto não é só maringaense. Ele atende Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Nova Esperança, Mandaguari, enfim, toda a região. Não é justo que esse ônus fique só nas costas da Prefeitura de Maringá", disse Silvio Barros, em entrevista à Rádio CBN Maringá. De acordo com o prefeito, o custo salarial dos bombeiros deve ficar entre R$30 mil a R$50 mil reais por mês.
Esse é mais um passo para que o Aeroporto Regional de Maringá suba na categoria de segurança no combate a incêndio e possa receber novos voos com aviões de grande porte. A falta dos profissionais tem travado a inauguração de novas rotas, sendo que algumas solicitações feitas por companhias aéreas foram negadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Desde de 26 de novembro de 2009, quando a Anac classificou o terminal com nível 5 de combate a incêndio (até então era 6, numa escala que vai de 1 a 10), duas empresas, Trip e Gol, tentaram ampliar a oferta de voos na cidade, mas não conseguiram. As três rotas resultariam em 17 pousos e 17 decolagens a mais por semana.
Marcos Valêncio, superintendente do terminal, considera o rigor da Anac um fator positivo, pois reflete o crescimento do aeroporto de Maringá e a aviação civil no Noroeste. Em 2009, foram registrados 319.576 embarques e desembarques, aumento de 47% no fluxo de passageiros em relação ao ano anterior. Esse foi o terceiro maior índice do país, atrás apenas dos aeroportos de Viracopos , em Campinas/SP (com 210%) e Itajaí/Navegantes-SC (com 50%).
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