O Procon de Maringá iniciou, nesta terça-feira (15), uma pesquisa sobre a qualidade da telefonia móvel no Município. Os dados serão utilizados para verificar se as operadoras estão cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a CPI da Telefonia, criada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Segundo o coordenador do Procon de Maringá, João Luiz Regiani, a opinião dos consumidores será obtida de forma on-line. "Precisamos da ajuda dos consumidores que utilizam a telefonia e precisam de um serviço de qualidade. Com esses resultados vamos poder agir e cobrar ações em benefício aos consumidores", explicou , em nota.
A pesquisa será feita pelo site do Procon no portal da Prefeitura. O link ficará disponível até o próximo dia 31. Na ocasião, serão avaliados itens como a qualidade do sinal, serviços de internet, suporte dado aos clientes, entre outros serviços.
Paralelamente à pesquisa, o Procon e a Celepar estão fazendo o mapeamento do sinal para os aparelhos celulares. A previsão é de que o trabalho seja concluído ainda este mês.
Operadoras de telefonia são os principais alvos de reclamação
Os problemas envolvendo as operadoras de telefonia lideram as queixas registradas pelo Procon em Maringá. Somente no primeiro semestre deste ano, das 13.872 mil reclamações feitas ao órgão, 3.845 envolveram os serviços desta área, o equivalente a 27,7% do total.
Segundo o Procon, nos seis primeiros meses deste ano, foram feitas 2.397 queixas contra as empresas de telefonia fixa e outras 1.448 às operadoras de celular. Entre as principais reclamações dos clientes estão as discordâncias quanto à cobrança nos valores das ligações e o fim de promoções sem o aviso prévio.
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