Duas equipes do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estão nas principais agências bancárias de Maringá, na tarde desta sexta-feira (15), para fiscalizar as filas de espera do atendimento. A ação dos agentes fiscalizadores acontece depois que 7 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado pedindo a redução do tempo de espera. Além da monitoração das filas, os funcionários do Procon também vão verificar outras reclamações como cobrança indevida e liberação de cartões de crédito sem o pedido dos clientes.

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De acordo com o coordenador do Procon, Dorival Dias, as reclamações contra instituições bancárias ultrapassam o número de 120 por mês. "É muita coisa e algo deve estar errado. A população não pode passar por esse tipo de constrangimento. Por isso, vamos aos bancos nesta tarde tentar flagrar irregularidades contra os clientes", afirma.

Outro fator que vai ser inspecionado pelos agentes é a situação na qual as pessoas esperam para serem atendidas. "Será verificado em quais condições os clientes ficam na fila. Se há assentos suficientes, água, entre outras coisas", diz.

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A fiscalização vai até as 16 horas e deve autuar nos bancos que estiverem agindo em detrimento ao código de defesa do consumidor.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Maringá, responsável pelo recolhimento do abaixo-assinado, realizado em dezembro de 2008, em frente a agência central do Banco do Brasil, em Maringá, as queixas feitas ao Procon representam 6% do total recebidas pelo órgão todos os meses.

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