Os moradores de Maringá têm a pouco a comemorar nesta segunda-feira (15), quando é celebrado o Dia do Consumidor. O Procon já aplicou, neste ano, 25 multas a empresas da cidade. As infrações são variadas: filas de banco cujo tempo de espera excede o permitido, cobrança indevida de conta telefônica e serviços contratados, mas não prestados. A maior penalidade totaliza R$ 54 mil, aplicada a um banco da cidade.
O número de atuações, na verdade, é maior, mas o órgão prefere considerar apenas as punições já aplicadas - há casos em que as empresas recorrem e a multa fica a critério da Justiça. No ano passado inteiro, o Procon aplicou cerca de 250 multas, o que dá uma média de 20 por mês. O valor total das autuações chega próximo de R$ 1 milhão.
"A intensificação da fiscalização e das multas tende a amenizar o problema, mas não o resolve de forma definitiva", diz o coordenador de pesquisa e estatística do Procon, Antônio Carlos Faria.
Ele diz que a entidade procura se reunir com as empresas, de forma a sensibilizá-las, e que as conversas rendem frutos. Como exemplo, Faria cita uma operadora de telefonia que se comprometeu a abrir uma loja especialmente para atender os consumidores com problemas - seria a primeira loja do gênero fora de uma capital.
Mais de mil reclamações no ano
Nos dois primeiros meses do ano, o Procon registrou mais de 1,1 mil reclamações - as informações referentes à março ainda não estão contabilizadas. Faria afirma que esse número tende a subir bastante conforme a chegada de datas festivas, como Dia das Mães (maio), Dia dos Namorados (junho) e Dia dos Pais (agosto), quando o consumo cresce e, em consequência, os problemas também.
As liquidações de começo de ano, por exemplo, elevaram em 50% o volume de queixas registradas no órgão. O número de pessoas atendidas diariamente passou de 90 a 100 para aproximadamente 160.
Serviço
O Procon de Maringá fica na rua Arthur Thomas, 806, nas proximidades da Prefeitura. O órgão funciona entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações são fornecidas pelo telefone 44 3293-8150.