Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aedes Aegypti

Região de Maringá tem 3 entre as 5 cidades mais infestadas pelo mosquito da dengue

Três entre os cinco municípios do Paraná mais infestados pelo mosquito que causa a dengue, o Aedes Aegypti, estão na região de Maringá. É o que aponta o mais recente Índice de Infestação Predial (IIP), divulgado na segunda-feira (25) pelo secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, durante o lançamento da Caravana Contra a Dengue, em Sarandi.

As cidades em questão são Doutor Camargo, Astorga e Paranavaí. Completam a lista Quatro Pontes e Mercedes, municípios que ficam nos arredores de Toledo, no Oeste do estado. A situação mais crítica é de Doutor Camargo, que tem índice de 24,6%. Isso significa que, de cada cem imóveis vistoriados pelos agentes de saúde do município, 24 tinham larvas do mosquito. O índice aceito pelas autoridades de saúde é 1%.

Na sequência estão Quatro Pontes (17,5%), Mercedes (15,45%), Astorga (10%) e Paranavaí (9,4%). O próprio município de Sarandi tem muitos focos da doença – a cidade não foi incluída no estudo porque está há mais de quatro meses sem agentes de combate à dengue, que são os responsáveis por levantar esses dados. Em 2009, o índice foi superior a 6,2%.

A situação de Maringá também preocupa. O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira) do ano, divulgado no dia 12 de janeiro, mostra que o índice de infestação da cidade é de 3,8%. Além disso, na semana passada a Secretaria Municipal da Saúde confirmou que somente em 2010 nove pessoas já morreram na cidade devido à doença – em todo o ano passado, houve 60 óbitos.

Em âmbito estadual, houve uma redução de 10,34% no número de casos confirmados, na comparação entre 2009 e 2008. Em relação aos casos notificados, a queda é de 40,74%. Entre os 893 casos confirmados no ano passado, 771 foram autóctones (a infecção ocorreu dentro do Estado) e 122 foram importados de outras regiões.

Explicações

O secretário de Saúde de Doutor Camargo, Marcos Antonio Batista, diz que houve um equivoco nos números divulgados pelo secretário Gilberto Martin. "O índice, que deve ser mandado online para Curitiba, acabou seguindo via papel. Por isso alguns erros foram cometidos". Ele argumenta que o índice real deve sair amanhã à tarde. Doutor Camargo tem quatro agentes para uma população de aproximadamente 6 mil habitantes.

Até o fechamento da reportagem, as autoridades de saúde de Astorga e Paranavaí ainda não haviam sido localizadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.