O laboratório de testagem rápida de HIV da Secretaria de Saúde de Maringá já realizou exames em 260 pessoas, até a última segunda-feira (10). Do total, dois deram positivo para o vírus. Segundo a enfermeira-chefe, Marta Evelyn Storti, esse índice é considerado alto, embora os dois infectados já desconfiassem que fossem portadores de HIV. Os esforços dos organizadores da campanha Fique Sabendo querem atingir os trabalhadores contratados e também os profissionais viajantes.
No feriado, dia em que o número de visitantes bateu recorde, também foi registrado o maior número de testes: 70 do total. Os interessados devem buscar o estande até 21 horas, até o próximo domingo (16).
Para Marta, a importância do estande é que muitas pessoas não procuram os postos e ficam na dúvida. Quando há a oportunidade de fazer os exames em locais públicos, quem desconfia aproveita. Essa mesma pessoa tem medo de procurar um posto de saúde. "Quem fez uma relação não segura, sem uso de preservativo é uma pessoa em potencial para o vírus", explicou. Por isso, todos os visitantes estão convidados para fazer o exame.
Quem se submeter à agulhada, ainda ganha um kit com camiseta e preservativos. O Ministério da Saúde disponibilizou dois mil kits capazes de detectar Aids e hepatites virais em menos de 15 minutos. 25 profissionais estão presentes na feira para fazer o atendimento, entre psicólogos, médicos infectologistas, enfermeiros e assistentes sociais para dar apoio aos pacientes que receberem o resultado positivo.
Em Maringá, até dezembro, 1.090 pessoas estavam com AIDS. Segundo estimativa, para cada um desses pacientes, outros 3 tem ainda HIV e não sabem. São 35 mil novos casos todos os anos no Brasil. As regiões sul e sudeste lideram o número de infectados.
- Na Expoingá, garçom vira barbeiro pra cuidar da imagem dos peões
- Expoingá recebe segundo maior público da história da feira
- Público conhece a televisão com imagens em 3D no estande da RPCTV
- Maringaense aproveita feriado e lota Parque de Exposições
- Leilões já geraram mais de R$ 1 milhão em negócios na Expoingá
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano