• Carregando...

A Secretaria da Saúde e as Unidades Básicas de Sáude (USBs) de Maringá realizam uma campanha de combate às hepatites virais até sexta-feira (30). A iniciativa está relacionada ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial da Saúde, que será celebrado na quarta-feira (28).

De acordo com o secretário da Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, a campanha busca orientar e intensificar a vacinação contra as hepatites A, B e C. O público-alvo são pessoas de até 20 anos, manicures e pedicures e tatuadores.

"Apesar de as pessoas terem de tomar as três doses da vacina até os 20 anos, observamos que muitas só tomam a primeira", afirma o secretário. "No caso das manicures, pedicures e tatuadores, são pessoas que podem transmitir ou contrair hepatite por conta de ferimentos feitos pelo manuseio inadequado dos equipamentos."

Em geral, as hepatites A, B e C podem ser transmitidas pelo sexo, pela transfusão de sangue e pelo compartilhamento de alguns utensílios, como os equipamentos de manicures e pedicure.

Apesar do público-alvo, Nardi acrescenta que pessoas que têm mais de 20 anos, mas que já deram início ao esquema de vacinação (tomando a primeira dose, pelo menos), podem se imunizar também.

As vacinas contra as hepatites A, B e C estão disponíveis durante todo o ano na Secretaria da Saúde e nas USBs de Maringá. A campanha é para intensificar as ações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]