| Foto: Roberto Furlan/PMM

A Secretaria de Saúde de Maringá iniciou nesta segunda-feira (8), o treinamento para os profissionais do Hospital Municipal (HM), que estão sendo capacitados para o Plano de Contingência da Dengue. Segundo o secretário da pasta, Antônio Carlos Nardi, o município recebeu vários novos profissionais que não tiveram as atualizações clínicas realizadas em 2007 e 2008.

CARREGANDO :)

"Nós precisamos preparar essas pessoas para atuar com rapidez e precisão no atendimento dos pacientes e combate à doença. O quadro de dengue apresenta mudanças rapidamente e nossas equipes estarão preparadas para detectar essas alterações e fazer um acompanhamento dentro da velocidade necessária", declarou. O treinamento envolve cerca de 200 profissionais do HM e do Pronto Atendimento Zona Norte. A atualização clínica deve ser levada a toda rede públicos e hospitais privados, incluindo todos os profissionais que tem contato com os pacientes, desde as recepcionistas até a equipe médica.

De acordo com o último levantamento da Secretaria da Saúde (divulgado na última sexta-feira), foram notificados 210 casos, com 49 confirmações de dengue em Maringá, 20 a mais que o boletim anterior. Em menos de 40 dias, a quantidade se aproxima do registrado em 2009, quando foram confirmadas 60 pessoas com dengue.

Publicidade

As regiões com maior presença do mosquito, pelo último levantamento de focos realizado no início de janeiro, estão na maioria na zona norte, bairros próximos ao Contorno Sul e no Ouro Cola. "Algumas regiões da cidade apresentaram índices elevados de focos do mosquito, médias muito acima do tolerável e que estão refletindo agora no número de casos", disse ao site da prefeitura.

Campanhas

Nesta terça-feira (9), será iniciada a campanha "Volta às Aulas sem Dengue", que busca sensibilizar os alunos da rede pública. Os agentes atuarão na conscientização de 25 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino. "Elas terão a missão de levar isso para a família, cobrando um atitude dos adultos contra a dengue", explica Nardi. A campanha deve contar com apresentações teatrais e distribuição de folders. Ainda nesta semana, será lançada a campanha Carnaval sem Dengue, mais uma vez voltada a todos os moradores. A Secretaria de Saúde ainda fixou um mapa apontando os bairros com maior presença do mosquito em locais públicos como escolas, creches, ônibus do transporte coletivo, terminal urbano, postos de saúde e estabelecimentos comerciais.