A partir do próximo mês de março, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) contará com uma ação pioneira para a educação de idosos, trata-se da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). As inscrições gratuitas começam no próximo dia 22 e seguem até o dia 27 deste mês. No total, serão disponibilizadas inicialmente 250 vagas para pessoas com mais de 55 anos de idade, sem exigência de grau de escolaridade.
Projetos do gênero já são realizados em diversas instituições brasileiras, mas o formato maringaense será diferente. De acordo com a coordenadora pedagógica Regina Taan, ao invés de ser implantada como um programa de extensão, a Unati atuará como um órgão suplementar ligado à reitoria."Isso dará muito mais consistência, presença institucional e autonomia", explicou.
Segundo a professora, existem cerca de cem instituições que oferecem a universidade para a terceira idade no Brasil, mas quase todas são em formato de programa de extensão, exceto o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que é uma microuniversidade temática na área médica.
Regina Taan ressaltou que a Unati também tem o objetivo de ter um caráter intergeracional, envolvendo as diversas gerações nas atividades, tanto é que o projeto contará a participação de professores e acadêmicos de diversos cursos, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão. "Os professores da UEM estarão trabalhando com a carga horária, dentro de suas atribuições de ensino; não é trabalho voluntário", explica Regina.
Cursos
A Unati ofertará cursos e ações ligadas a seis eixos temáticos: arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, direito e cidadania, meio físico e social e humanidades. Além disso, o grupo também desenvolverá estudos e pesquisas nas áreas de gerontologia e geriatria.
Todos os cursos serão oferecidos gratuitamente, sem taxa de matrícula e mensalidade."Nosso objetivo é oferecer à população da terceira idade um leque de oportunidades para o desenvolvimento de competências que gostariam de ter realizado no curso de sua vida, mas que por diferentes razões não foi possível",afirmou o coordenador da Unati, professor Cláudio Stieltjes. O projeto foi idealizado pelo reitor Décio Sperandio e pelo vice-reitor Mário de Azevedo.Outras informações podem ser obtidas diretamente na Unati (bloco 10, sala 13) ou pelo telefone (44) 3011 8995.