- Reprodução RPC TV Cultura
Os usuários do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do Noroeste do Paraná estão tendo muita dificuldade para marcar consultas no Hospital Metropolitano de Sarandi, único da região que atende pelo plano de saúde dos servidores públicos estaduais. Várias pessoas reclamam que o serviço 0800, único meio para agendar consultas não funciona adequadamente.
É o caso da dona de casa Maria de Fátima, que há quatro meses tenta marcar uma consulta com um endocrinologista. Segundo ela, nenhuma pessoa atende as suas ligações. "A expressão que muitas pessoas utilizam é que o serviço é de graça, mas não é de graça. O imposto que nós pagamos também é para isso", afirmou em entrevista ao Paraná TV 2ª edição.
Já a educadora infantil Cristiane Garcia teve mais sorte e conseguiu marcar consultas com um pediatra e um clínico geral. No entanto, elas foram marcadas somente para um mês após o agendamento pelo telefone. "Consegui pra 30 dias depois. Foi bem complicado".
O superintendente do Hospital Metropolitano, Carlos Alberto Ferri, explicou que o atendimento ao SAS está em fase de implantação e que somente este mês conseguiu ampliar o quadro de médicos para consultas especializadas. "Não temos o profissional disponível para fazer essas consultas. Um exemplo disso é a endocrinologia, em que o agendamento está sendo feito para daqui há 60 dias", explicou.
Ferri também admitiu que há problemas no atendimento do telefone 0800 606 0880, mas afirmou que medidas já estão sendo tomadas. "Nós estamos contratando mais três telefonistas para aumentar o número de pessoas atendendo".
Serviço iniciado em abril
Desde que o Hospital Santa Rita, de Maringá, interrompeu os atendimentos do SAS, o serviço passou a ser feito pelo Hospital Metroplitano. Os trabalhos foram iniciados no dia 1º de abril, quando os 44 mil usuários da região Noroeste passaram a receber atendimento médico somente em Sarandi.
Em maio, após um mês de atendimento de urgências e emergências, o Hospital Metropolitano iniciou as consultas em especialidades básicas (como pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, clinica geral e cardiologia) todas marcadas por meio do telefone 0800 606 0880. Este mês, o hospital começou a prestação de serviços de exames complementares e de maior complexidade.
Para atender melhor a população, a direção do Hospital Metropolitano pretende colocar em funcionamento uma unidade em Maringá. O novo local de atendimento será na Avenida Pedro Taques, número 900 (na Zona 07), em um imóvel que está sendo reformado. Segundo Ferri, outras clínicas da região também poderão atender os usuários do SAS. Os locais que serão subcontratados devem ser definidos em breve.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas