Maringá encerra as 17h desta sexta-feira (26) a campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A imunização deveria ter sido encerrada no último sábado (20), mas foi estendida até a tarde de hoje, para que mais crianças sejam vacinadas.
Devem receber a gotinha todas as crianças com idade até 5 anos. A vacina é oferecida em todas as unidades de saúde de Maringá (exceto na Policlínica Zona Norte) e na Sala de Vacina da secretaria.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade atingiu na última terça-feira (23) a meta de vacinar 95% do público-alvo da campanha, que é estabelecida pelo Ministério da Saúde. Naquele dia, já haviam sido imunizadas 19.225 crianças vacinadas, o que corresponde a 96,45% de cobertura vacinal.
Outros municípios
A vacinação contra a paralisia infantil também foi prorrogada nos outros municípios do Estado, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). No último sábado, 659.168 crianças foram vacinadas - o que corresponde a 84,9% do total. Em todo o Paraná, segundo a Sesa, devem ser vacinas 775.650 crianças.
O último caso de paralisia infantil no estado aconteceu há 23 anos. A poliomielite é uma doença que atinge o sistema nervoso central, podendo deixar sequelas e até levar à morte.
A segunda etapa da campanha de vacinação vai ocorrer no dia 22 de agosto.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja