O projeto que autoriza convênios com empresas da área de cinema para exibição de filmes na rede municipal de ensino foi aprovada pelos vereadores, em primeira discussão, na sessão desta quinta-feira (5) da Câmara Municipal de Maringá (CMM).
A proposta, dos vereadores Belino Bravin Filho (PP) e Luiz do Postinho (PRP), prevê que filmes que abordem temas relacionados à realidade dos alunos das escolas, sejam exibidos, a cada três meses, pelo tempo máximo de 15 minutos.
O projeto não define se os filmes que seriam exibidos, caso o projeto seja sancionado, terão de ter a produção assinada pelas empresas com as quais o convênio foi firmado. Os gastos serão bancados pela própria Prefeitura.
A sessão teve, ainda, outro projeto voltado à área da educação. Também de autoria de Luiz do Postinho (PRP), a proposta de se criar um programa para realização de exames de anemia todo o início de ano letivo na rede municipal de ensino foi adiada por dez sessões.
Segundo o projeto, a iniciativa busca identificar alunos anêmicos em todas as escolas administradas pela rede. Quando algum caso fosse identificado, médicos orientariam a família quanto à saúde da criança.