Mudanças no sentido de vias para aliviar o tráfego da Avenida Mandacaru nos horários de pico marcam o início de readequações que devem culminar com a implantação dos binários em Maringá, até o fim do ano. A partir da próxima semana quatro ruas passam a ter sentido único: a Arlindo Planas passa a ser trafegada somente em sentido à Avenida Colombo (a partir de domingo, 23), a Rua das Jasmins, também chamada de Virgílio Cardoso e Rua Santana, terá sentido único em direção da Avenida Alziro Zarur ( a partir de terça, 25). Já a Rua das Orquídeas e Rua das Rosas mudam a partir do dia 27.
Essas alterações nos sentidos fazem parte das readequações no tráfego que vão possibilitar a implantação de cinco binários na cidade. "Tudo se complementa para chegarmos aos binários no fim do ano ou inicio do ano que vem", disse Walter Guerlles, secretário de transportes (Setran) de Maringá. Outras prioridades são mudanças na sinalização de ruas da Zona 7 e Zona 2, embora a Setran não tenha um calendário definido quanto ao começo das obras. O canteiro central da Avenida Colombo também deixará de existir.
Parte do recurso para o novo projeto viário proposto pela engenharia de trânsito foi liberado pelos vereadores durante a sessão desta terça-feira (18). Com isso, aproximadamente R$1,8 milhão fica disponível em conta específica, de modo que ao final de tudo, a prefeitura possa prestar contas ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ter a quantia ressarcida, conforme explicou Guerlles.
Os binários propostos são os das avenidas Paraná/Duque de Caxias e Herval/São Paulo. Também existe o projeto para a reforma da Avenida Brasil, estimado em US$ 9 milhões e 450 mil. Cerca de 85% (US$ 8 milhões e 100 mil) vai ser financiado pelo BID, mas a quantia ainda não foi liberada. O restante, 15 % (US$ 1 milhão e 350 mil), será custeado com recursos do município.
Avenida Brasil
A partir do próximo ano, a Avenida Brasil, principal via de Maringá, vai passar por uma transformação completa que também fará parte do novo sistema. Um projeto conduzido por um comitê que envolve as principais secretarias do município pretende melhorar o trânsito no local, estabelecendo fluxo de mão única na via, ampliando as calçadas que a cercam e criando uma faixa preferencial para ônibus, além de eliminar o estacionamento central.
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