Chuva e ventos fortes forçaram o adiamento do vôo do balão construído em formato de cegonha, medindo cerca de 55 metros de comprimento, que estava programado para acontecer em Curitiba na tarde deste sábado (13).
A idéia é de um médico ginecologista, que pretende aproveitar o evento lançar a campanha de Maternidade e Paternidade Responsável.
De acordo com a assessoria de imprensa do médico, uma nova tentativa será realizada na terça-feira (16), quando a meteorologia prevê o fim das chuvas.
Karam Abou Saab é chefe do Serviço de Reprodução Humana do Hospital de Clínicas (HC) e diretor do Centro Paranaense de Fertilidade. Ele diz que a clínica é responsável pelo primeiro bebê de proveta do estado, nascido em 1986.
Segundo o ginecologista, o objetivo da campanha é focar os adolescentes, conscientizando sobre as implicações de gestações precoces e não-programadas. "O projeto quer também alertar mulheres em idade reprodutiva para que não adiem por muito tempo o momento de ter filhos. Isso reduz o risco de não poder tê-los na hora desejada."
O médico informou que a fertilidade feminina é reduzida ao longo dos anos. "A mulher pode permanecer jovem por muitas décadas, mas o mesmo não ocorre com sua fertilidade. Após os 35 anos ela decresce rapidamente, atingindo níveis críticos após os 40", disse Saab.
Durante a campanha, o ginecologista e uma equipe de médicos vai distribuir gratuitamente o "Disco da Fertilidade", um dispositivo para auxiliar as mulheres na identificação dos dias férteis. Segundo o ginecologista, o balão em formato da cegonha vai participar do Festival Internacional de Balonismo em Albuquerque, Novo México (USA), em outubro deste ano. Ainda de acordo com ele, quando retornar ao país, o balão será levado para outros estados, para a continuação da campanha.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora