Em 2015, prova do Enem será realizada em 24 e 25 de outubro.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A taxa de inscrição, que sofreu reajuste, será de R$ 63. A informação foi divulgada hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

CARREGANDO :)

O ministério também anunciou uma novidade em relação à isenção. O participante que for isento da taxa de inscrição e não comparecer ao exame não receberá isenção na próxima edição da prova. “Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos da sociedade e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir”, disse Janine Ribeiro. Ele também garantiu que a edição de 2015 continuará considerando o nome social, para travestis e transexuais. “Será considerado errado se qualquer monitor chamar essas pessoas pelo nome que está no documento”, disse Janine Ribeiro. O candidato também terá direito a usar o banheiro relativo ao nome social.

Segundo o ministro, o cartão de confirmação do Enem 2015 não será enviado via Correios - deverá ser baixado na página do exame. A prova será aplicada em 1.714 municípios, em quase 19 mil locais. São esperados mais de 9 milhões de candidatos.

Publicidade

O edital do Enem 2015 com todas as regras do exame será divulgado na próxima segunda-feira (18) no “Diário Oficial da União”.

Última edição

No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Veja também
  • MEC cria regra para inibir faltosos no Enem e aumenta taxa de inscrição
  • Em ano de ajustes, governo estuda aumentar taxa de inscrição do Enem
  • Brasil fica em 60º em ranking de educação da OCDE
  • MEC diz que 178 mil estudantes ficaram de fora do Fies
  • MEC derruba decisão que obrigava reabertura para novas inscrições do Fies
Publicidade