Com o corte no orçamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – programa que custeia educação técnica para jovens e adultos –, muitas instituições, centros educacionais e faculdades ficaram de fora do edital 2015/1.
Meta é levar o Pronatec para mais cidades
O Ministério da Educação informou que o edital 2015/1 do Sisutec ainda está em andamento, mas adiantou que a distribuição de vagas foi feita com base no critério de interiorização e maior alcance possível de municípios. Assim, segundo a pasta, mais de 600 municípios terão ofertas pelo Pronatec e o percentual de vagas nas regiões Norte e Nordeste será ampliado.
Este é o caso do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade), que em 2014 abriu 600 novas vagas para quatro cursos técnicos e neste ano teve sua oferta recusada pelo MEC. Segundo Ana Maria Vogt, diretora da instituição, o ministério alegou que as vagas oferecidas pela Uniandrade eram para cursos cujo mercado de trabalho já estava saturado.
Instituições de Curitiba relatam preocupação com cortes do Pronatec
Estimativa é de que, neste ano, programa destinado ao custeio de educação técnica e profissionalizante para jovens e adultos abra apenas 15% das vagas ofertadas em 2014
Leia a matéria completaDe acordo com Ana, ao questionar o MEC sobre a redução de vagas a serem abertas, a pasta teria alegado que as vagas destinadas à região Sul do país já foram preenchidas e que as regiões Norte e Nordeste seriam priorizadas neste edital. “Em 2014, cerca de 1,2 mil instituições de todo o Brasil de ensino foram contempladas pelos editais. Neste ano, apenas 500.”
A reportagem tentou entrar em contato ainda com o Colégio Técnico de Curitiba e Faculdades Opet, instituições que, segundo consta no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e na Análise Preliminar do edital 2015/1, tiveram suas ofertas de vagas para o Pronatec recusadas. A assessoria de imprensa da Opet alegou não ter as informações e a assessoria do Colégio Técnico não retornou até o fechamento da reportagem.
Recusa
Conforme informado na Análise Preliminar do edital 2015/1, as ofertas das duas instituições foram recusadas porque a instituição propõe o valor hora-aluno superior ao valor máximo calculado para o eixo tecnológico na região em que se localiza e o limite máximo de vagas para o tipo de instituição em determinada região e turno já foi alcançado.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora