Carta contra a reabertura da Estrada do Colono escrita em 1998, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo neto da ambientalista Teresa Urban
Senhor presidente,
Meu nome é João, tenho 6 anos, minha vó se chama Teresa. Nós estamos enviando esta mensagem para o senhor presidente. A floresta do Parque Nacional do Iguaçu está sendo cortada pelos homens que querem a Estrada do Colono. Nós já tentamos impedir isto de acontecer e já mandamos muitas mensagens para o senhor impedir isso. E nada aconteceu.
Além de cortar a floresta, a estrada está causando a matança de animais. Neste ano, nove onças foram mortas pelos caçadores.
Você está recebendo essas mensagens?
Para melhorar este assunto nós precisamos de você.
Esperamos sua resposta.
Feliz dia das crianças.
João
A carta foi escrita em 1998, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo neto da ambientalista Teresa Urban. Agora, quando o assunto volta a ser discutido, ela procurou o documento e enviou a João, hoje com 20 anos.
João respondeu:
Caramba, eu lembro disso!
Que pena que resolveram remexer em ferida fechada!
Teresa completa:
Você tem razão, a ferida está fechada: a natureza cuidou direitinho de recompor a floresta, a Justiça proibiu a reabertura, a ciência provou e a realidade comprova diariamente que a perda de biodiversidade acarreta pesado ônus às sociedades humanas. Essa constatação, porém, parece funcionar ao contrário para os legisladores brasileiros. Pena, mesmo, João, porque o Parque Nacional do Iguaçu integralmente protegido é um dos poucos legados que minha geração conseguiu deixar para a sua.
Em tempo: FHC não respondeu a mensagem.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink