• Carregando...

No primeiro dia da Rio+20, a presidente Dilma Rousseff pediu o compromisso de todos os países com um modelo de desenvolvimento sustentável que não oscile de acordo com a economia e seja baseado em três princípios: "incluir, crescer, preservar". Dilma criticou os países ricos pelas medidas para enfrentar a crise econômica. Na visão da presidente, os ajustes trazem retrocesso nas conquistas sociais e ambientais.

"Meio ambiente não é adereço", afirmou, durante discurso de inauguração do Pavilhão Brasil da Rio+20. "Vemos conquistas dos países avançados na área da inclusão e do desenvolvimento social sofrerem duro revés. Não consideramos que o respeito ao meio ambiente só se dá em fase de expansão do ciclo econômico. Pelo contrário, um posicionamento pró crescer, incluir, preservar e conservar é parte intrínseca do desenvolvimento. Sobretudo diante das crises", discursou.

Dilma foi ao Parque dos Atletas, vizinho ao Riocentro, sede da conferência mundial, acompanhada de dez ministros. Assistiu a apresentações de danças brasileiras e visitou parte dos 4 mil metros quadrados do Pavilhão Brasil, onde o governo mostrará em vídeos e exposições experiências brasileiras de sustentabilidade, programas como Minha Casa, Minha Vida e iniciativas para facilitar acesso à água e à alimentação saudável. Além do Brasil, vários países montaram pavilhões no Parque dos Atletas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]