Foi encontrado com vida, no fim da manhã desta sexta-feira (18), o menino de 12 anos, morador de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, que estava desaparecido desde o último dia 10. Alex de Oliveira Santos estava em meio à mata, na zona rural do município, na região do bairro Jardim Belizário.
Ele foi resgatado pouco depois das 11 horas. O sargento do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Isaías Gonçalves de Mello, conta que Santos estava deitado embaixo de uma moita, localizada a cerca de três quilômetros do local de onde o menino se perdeu. "Estava desarcodado, mas, assim que encostamos nele, ele abriu os olhos", diz. "Ele ficou pelo menos três dias dias nesta moita. O mato estava bem amassado", completa Mello. Segundo o oficial, depois do resgate, Santos pediu por água e comida.
Ele foi transportado por um helicóptero até o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, e, embora apresentasse quadro de desnutrição, passa bem, segundo o hospital.
Trabalho de busca
O garoto, portador de deficiência mental, sumiu na tarde do dia 10 quando foi buscar lenha junto com o pai. No dia seguinte, moradores da região bloquearam a Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, para protestar contra o Corpo de Bombeiros, que, segundo eles, teria interrompido os trabalhos de busca.
O tenente Daniel Lorenzetto, do Grupo de Operação de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros, no entanto, diz que a procura pelo menino jamais foi interrompida. "Mantivemos o trabalho sem interrupção durante todos esses dias", afirma. Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas começaram em trilhas com um número elevado de oficias. Depois, começou-se a procurar em lugares menos prováveis. "A equipe de busca foi diminuída em relação aos primeiros dias, mas nunca parou", diz Mello.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (18), oito oficiais estavam na mata em busca do menino perdido.
Tratamento
Encaminhado ao Hospital Angelina Caron, Santos teve diagnosticado quadro de desnutrição. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele passará por um tratamento, focado principalmente em um reforço alimentar, e não deverá ter sequelas. Nenhuma doença ou ferimento foi detectado, ainda de acordo com o hospital. A famíla já está com o menino e ele pode receber alta já neste fim de semana.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora