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Curitiba

Menos fila e mais atendimento em um mês do horário extra nos postos do INSS

Completado um mês da ampliação do horário de atendimento da área de benefício das agências do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), em Curitiba, o número de segurados atendidos aumentou de 10% a 15%, porém a quantidade de requerimentos de benefícios se manteve.

Os dados são da gerente executiva do INSS em Curitiba, Cinara Wagner Fredo, que frisa que o pedido de informação é o responsável pelo aumento nos atendimentos. O movimento de segurados nos postos ficou na média - de 600 a 800 por dia nas maiores agências.

Desde 16 de janeiro todas as quatro agências da capital paranaense e uma de Paranaguá - Litoral do estado - passaram a funcionar de 8h às 18h, quatro horas a mais que o normal. A medida de ampliação foi autorizada após o anúncio do governo federal e tinha como objetivo acabar com o problema das enormes filas.

FilasNa agência XV de Novembro, no Centro de Curitiba, o tempo médio de espera na fila para o primeiro atendimento era de duas horas nos dias que antecederam a mudança. Um mês depois, segundo a gerente executiva, o cenário de espera não mudou muito - "diminuiu é verdade - mas aqui em Curitiba não vimos tanto a diferença porque nós agendamos a consulta, o que evita as enormes filas".

O motivo não foi a grande procura e sim a cultura do segurado. "As pessoas acham que tem que vir cedo para a agência se não ela não vai ser atendida. Acabou que no horário extra em algumas agências o movimento era muito pequeno", explica Cinara.

Mais recursosO horário ampliado não tem data prevista para terminar, mas para a gerente executiva do INSS em Curitiba, o ideal é que permanecesse, "desde que seja oferecido recurso humano, de logística, de espaço físico e do sistema", opina.

"Nas agências de Curitiba e na de Paranaguá tivemos que redistribuir os poucos servidores para cumprir a ampliação do horário", conta Cinara.

A gerente acredita que o número de servidores corresponde a 70% do ideal e espera que o Ministério da Previdência cumpra o que foi anunciado: novas contratações.

Avaliação estadualA reportagem tentou entrar em contato com a gerência regional Sul, em Florianópolis, que é responsável pelas 52 agências do Paraná, para uma avaliação estadual, mas as ligações não foram retornadas. A gerência ainda responde pelos postos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

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