Atualizado em 06/11/2006, às 18h10

CARREGANDO :)

Metade dos vôos previstos para pousar ou decolar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, sofreu atraso ou foi cancelado nesta segunda-feira (6). A Infraero, contudo, afirma que o movimento no saguão do aeroporto é "tranqüilo".

O tempo médio dos atrasos durante o dia foi de trinta minutos, também considerado normal pela estatal que administra os aeroportos. Até as 17 horas, 44 vôos sofreram atraso dos 91 previstos. Outros quatro foram cancelados.

Publicidade

Um problema de comunicação entre os aviões e a torre de controle do Aeroporto Internacional Afonso Pena teria sido a causa dos atrasos. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) explicou que a falha aconteceu no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), em Curitiba.

De acordo com o assessor de comunicação do DCEA, o controle de tráfego teve que aumentar o tempo de pouso e decolagem entre os aviões. "Tivemos um problema técnico com as freqüências de comunicação entre os aviões e a torre. Uma das freqüências estava interferindo na outra e foi preciso fazer um reagrupamento. Isso nos obrigou a segurar algumas aeronaves no chão mais tempo que o previsto", explicou o coronel Paullo Esteves.

Ainda não se sabe o que teria causado a sobreposição de freqüências, mas o funcionário do DCEA garante que o sistema estará normalizado nas próximas horas. Nos últimos dias, os atrasos foram provocados por uma "greve branca" realizada pelos controladores de vôos.

Greve branca

De 26 de outubro ao dia 4, a operação-padrão dos controladores afetou 43% das decolagens em todo o país. De 14.700 vôos que decolaram, 5.145 registraram atrasos significativos. O percentual de cancelamentos ficou em 8%, o que representa 1.176 vôos.

Publicidade

Neste domingo era esperado um colapso nos aeroportos do país pelo grande movimento na volta do feriadão do Dia de Finados. Entretanto, tanto no Paraná quanto em outros aeroportos do país o movimento foi considerado normal.

Nesta semana, provavelmente na quarta-feira, representantes dos controladores discutirão com o governo algumas de suas reivindicações para acabar com a operação-padrão, como plano de carreira para a categoria e desmilitarização da profissão.

Pane de outubro

Um problema nos computadores do Cindacta 2 pode ter sido o causador do atraso de quase 100 vôos no dia 19 de outubro Afonso Pena. No dia seguinte o problema se repetiu e 96 aviões chegaram ou partiram do aeroporto fora dos seus horários.

Veja como foi o movimento durante a manhã na reportagem do ParanáTV

Publicidade

Confira como foi o movimento nos aeroportos do Paraná no início da manhã na reportagem do Bom Dia Paraná