A Justiça agendou para segunda-feira (13) o julgamento de cinco militares acusados de envolvimento na 'máfia dos combustíveis' em Mato Grosso, desarticulada em durante operação da Polícia Federal, em 2001.
O crime consistia na facilitação da passagem de combustível proveniente da Bolívia, em situação irregular, no estado. Serão julgados pela juíza da 11° Vara Criminal Especializada da Justiça Militar, Lúcia Peruffo, três tenentes coronéis, um capitão e um sargento.
O grupo de militares, denunciado pelo Ministério Público em 2004, deve ser condenado pela prática dos crimes de corrupção passiva e supressão de documentos, de forma continuada. Eles também foram denunciados por ameaça e prevaricação, no entanto, em tese, os referidos crimes já estão prescritos.
Consta da denúncia que a facilitação da passagem de combustíveis provenientes da Bolívia ocorreu em Cáceres, a 250 km de Cuiabá, e contou com a participação de civis, proprietários de transportadoras e distribuidoras de combustíveis.
Durante a instrução processual, constatou-se que os policiais faziam 'vistas grossas' quanto ao transporte de combustível sem nota, na barreira denominada 'Limão', divisa do Brasil com a Bolívia, e também passavam informações da ação policial. Estima-se que o esquema durou por cerca de um ano e o pagamento de propina aos militares, incluindo integrantes do alto comando, era de R$ 10 mil mensais.
Ainda de acordo com o MPE, os policiais militares entraram no esquema no ano de 2001. A operação da Polícia Federal prendeu civis, policiais federais, policiais rodoviários federais e um sargento da PM. Além de gravações telefônicas, no processo constam depoimentos e anotações que comprovam a materialidade e autoria dos crimes.
"As provas existentes no processo dão a certeza necessária para o decreto condenatório e consequente aplicação da pena em relação aos acusados", alega o Ministério Público na denúncia.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora