• Carregando...

O câncer ainda é envolto por mitos e muito preconceito. Uma pesquisa de um fabricante de medicamento revelou que 36% dos pacientes relacionam o aparecimento da doença a sentimentos negativos – como mágoa e angústia – e 59% sentiram culpa quando foram diagnosticados com tumores no pulmão. A pesquisa revelou ainda que após a cura, os pacientes se tornaram mais religiosos, mais ligados à família e passaram a comer e dormir melhor.

Oncologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Can­ce­­rologia, Luiz Antônio Negrão Dias explica que a origem dos mitos está relacionada ao alto grau de mortalidade no passado. Há 50 anos, 70% dos pacientes faleciam. Hoje, se o tumor for descoberto no início, as chances de cura chegam a 90%. "É uma doença que esteve associada à morte, dor e sofrimento."

Dias afirma que outro grupo de mitos está relacionado ao tratamento. Há pessoas que acreditam em terapias que usam desde babosa até urina. Segundo ele, médicos não proíbem medidas alternativas, desde que o paciente não seja prejudicado e não deixe de fazer o tratamento convencional. (PC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]