O professor e historiador da Universidade Federal de Alfenas Cláudio Umpierre Carlan escreve no livro Moedas: a Numismática e o Estudo da História que as primeiras moedas romanas começaram a ser cunhadas no século 3 antes de Cristo, por volta do ano de 289 a.C. Vale ressalta que as primeiras moedas na história do mundo datam de 600 a.C na Lídia (região que hoje corresponde a Turquia).
Tesouros do Império Romano no Paraná
Museu Paranaense tem 23 moedas romanas antigas e seis da Idade Média. Como as peças chegaram ao acervo ainda é um mistério
Leia a matéria completaSegundo Carlan, até o fim do Império Romano, em 476, a moeda funcionava como uma unificação de um território que estava submetido a um mesmo poder político. “Mais que a língua e a religião, era o um dos poucos instrumentos que permaneciam imutáveis de uma parte a outra do Império”, escreve. Como afirma o historiador Renato Carneiro, era uma forma de mostrar a presença física do Império Romano em diferentes locais da Europa.
Carlan afirma ainda que é possível considerar a moeda como uma transmissora de uma ideologia e do poder político. “Ela veiculava também a ideologia comum a uma civilização. As suas legendas, tipos, refletiam a estrutura mental de um povo ou de vários povos”, diz o pesquisador.
As autoras do livro Evolução histórica da moeda. Estudo de caso: Brasil (1889-1989), Yolanda Vieira de Abreu e Sanay Bertelle Coelho, escrevem que a primeira moeda romana, ainda no período republicano, recebeu o nome de aes grave, também chamada de as ou asse. Posteriormente, a moeda recebeu o nome de denário, que durou por aproximadamente cinco séculos da época imperial.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora