Moradores do bairro Nações I, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, fizeram um protesto durante toda a segunda-feira (24) por causa dos constantes alagamentos que ocorrem no bairro. A Avenida Paraguai foi bloqueada e os cerca de 60 manifestantes queimaram pneus no local.As avenidas Estados Unidos, Polônia e a Rua Finlândia também foram interditadas. Essa é a segunda manifestação realizada pelos moradores, que já haviam interditado a avenida no domingo (23).
De acordo com Márcia da Rosa Soares, que mora na região há 16 anos, uma valeta passa em um local próximo as casas, que sempre são alagadas quando chove. "Esse problema já acontece há muito tempo e ninguém toma uma providência. A prefeitura veio e colocou uma placa dizendo que faria a canalização do rio na gestão anterior, mas nada foi feito até agora", diz.
A intenção dos moradores, que receberam um caminhão carregado de pneus para a queima, era sensibilizar o Executivo municipal. "Estamos aqui, dispostos a falar com a prefeitura, mas ninguém aparece", reclama Márcia. Por volta das 19h30, os manifestantes permaneciam no local. De acordo com ela, cerca de 50 moradores pretendiam esperar que algum representante da prefeitura fosse até o local.
A prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio de nota oficial, afirmou que a Secretaria de Assistência Social do municípios e a Defesa Civil estavam trabalhando no local atingido para avaliar a situação das famílias.
"As manifestações que ocorrem no município são de direitos da população que reivindicam tais melhorias e que a prefeitura trabalha para que em um espaço curto de tempo sejam realizados os trabalhos que evitem novos transtornos", promete o documento.
No planejamento do Executivo estão as drenagens nos bairros Nações, Santarém, Jardim Hortência, Villa Mariane, Iguaçu, Eucaliptos e Estados, além de canalização de córregos e a construção de galerias.