Nesta segunda-feira (1º), a vila Jardim Ludovica, no bairro Tatuquara, em Curitiba, recebeu a nona Unidade Paraná Seguro (UPS), prevista para a capital em 2012. Para moradores e comerciantes, a chegada a Polícia Militar e da Guarda Municipal é bem-vinda, já que há algum tempo eles têm percebido o aumento da criminalidade no bairro. "Tem bastante problema com mortes e assalto. E não tem hora para acontecer. No meio do dia, vira e mexe a gente escuta que alguém foi assaltado", conta uma moradora. O filho dela foi morto em um assalto há pouco mais de dois anos.
De acordo com números da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), o bairro é o terceiro em número de homicídios em toda a cidade, tendo registrado até o dia 28 de setembro, 34 mortes. A escolha da região para a instalação da nova unidade é justamente por esse alto índice.
Um comerciante da rua Odir Gomes da Rocha conta que já teve seu estabelecimento roubado cinco vezes nas últimas quatro semanas e espera que o movimento de policiais na região não diminua daqui alguns dias. "Eles veem e nos primeiros dias não acontece nada, mas a gente precisa que uma viatura faça a ronda por aqui. O problema é que a gente sabe da falta efetivo", completa. Lucilene Prado, moradora do bairro há 10 anos, diz que a polícia precisa mostrar que está ali no bairro e que se fizer o trabalho bem feito a situação vai melhorar, com certeza.
De acordo com a Polícia Militar, a base da UPS será no cruzamento das Ruas Jornalista Emílio Zola Florenzano e Presidente João Goulart. Antes da instalação das Unidades Paraná Seguro, a Polícia Civil realiza um trabalho de preparação das regiões a serem ocupadas. Nos últimos três meses, foram presas 34 pessoas nos bairros Tatuquara e Cajuru que deve receber a próxima UPS -, entre traficantes e suspeitos de homicídio, segundo a polícia. Também foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão. A preparação é feita para evitar o confronto no momento da ocupação.
Outras UPSs
As outras UPSs foram implantadas nos bairros Parolin e Uberaba, que foram os primeiros a receber o policiamento diferenciado. Além deles, as vilas Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Verde e Sandra, na Cidade Industrial, e Vila Osternack, no Sítio Cercado, também têm unidades.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora