Um grupo de moradores da cidade de Brasnorte (a 580 km de Cuiabá) invadiu a delegacia do município para agredir um suspeito de homicídio na última segunda-feira (6).
De acordo com a Polícia Civil de Mato Grosso, Pedro Serra da Silva, de 30 anos, havia sido preso um dia antes por suspeita de matar um comerciante da região. O caso provocou revolta na comunidade.
Durante o tumulto provocado pela invasão dos moradores à delegacia, houve um disparo de arma de fogo.
O preso foi atingido por um tiro no tórax e acabou sendo levado em estado grave para um hospital da região. A reportagem não conseguiu informações de seu estado de saúde.
- Vinte pessoas participaram de linchamento no MA, diz adolescente
- Acusados de assalto na Grande São Luís sofrem tentativa de linchamento
- Homem é amarrado e espancado em rua da zona oeste do Rio
- Suspeito de assalto é amarrado a poste e espancado até a morte no Maranhão
- Linchamentos marcam a história do Brasil
- Justiçamento não é justiça
Silva deve ser encaminhado para um presídio em Cuiabá.
A Polícia Civil afirma que está investigando quem foi autor do disparo contra o suspeito de homicídio.
Justiçamento
Nesta semana, ao menos cinco suspeitos de cometer crimes foram agredidos por testemunhas, no Rio de Janeiro e em Maranhão. Na segunda-feira (6), um homem morreu após ser agredido a socos, pontapés e garrafadas na periferia de São Luís (MA).
Segundo a Polícia Civil do Maranhão, Cledenilson Pereira Silva, 29, foi rendido após anunciar um assalto em um bar. Após ser imobilizado, o suspeito foi amarrado, despido e linchado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Um adolescente de 16 anos suspeito de participar do mesmo assalto também foi amarrado pelas mãos e colocado deitado de bruços no chão, antes de ser agredido pelos moradores. Contudo, foi salvo pela polícia, que o apreendeu. Em depoimento, ele disse ter visto “ao menos 20” agressores.
Depois deste caso, o Maranhão registrou mais duas tentativas de linchamento em menos de 24 horas. Na manhã desta quinta-feira (9), uma equipe de reportagem da TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão, diz ter presenciado uma tentativa de linchamento em uma estrada de São José do Ribamar, na grande São Luís.
Na quarta (8) em São Luís, Alisson Bruno da Costa, 19, foi encurralado por um grupo depois de tentar roubar uma moto, segundo a Polícia Civil. As agressões só cessaram com a chegada de policiais.
No Rio, Daniel Jesus de Aquino, 31, foi imobilizado, amarrado e espancado por pessoas após tentar roubar a bolsa de uma mulher. Após a chegada de dois policiais militares, os agressores fugiram.