São José da Boa Vista - Uma mulher de 43 anos pode ser o primeiro caso de morte causada pela nova gripe no Paraná. A vítima vivia em São José da Boa Vista, no Norte Pioneiro, e morreu no dia 14, com vários sintomas da doença. O enterro ocorreu ontem e deixou a população da cidade em alerta.
A suspeita foi confirmada pela 19ª Regional de Saúde, de Jacarezinho, que está investigando a morte da mulher desde a comunicação do óbito. O corpo da vítima foi trazido no mesmo dia para Curitiba. Na capital, o corpo foi examinado e foram colhidas amostras de sangue para confirmar a causa da morte. De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da 19ª Regional de Saúde, Alexandre Levatti, o resultado dos exames deve ser divulgado em dez dias.
Segundo Levatti, os exames são necessários porque a mulher apresentava sintomas da gripe, como problemas respiratórios. O prefeito da cidade e amigo da família da vítima, Dilceu Bona (PSDB), confirmou que a mulher apresentou quadro de febre e dor de cabeça nos últimos dias. Ela era proprietária de uma confecção e vivia com três filhos a família da vítima foi colocada em quarentena de seis dias, e os 30 funcionários da confecção também estão sendo monitorados.
Com a chegada do inverno, a tendência é de crescimento do número de casos e óbitos relacionados às doenças respiratórias agudas. A informação é do governo do estado, que em 2008 registrou 76 óbitos com essa causa. O governo reitera que irá investigar todos as mortes, principalmente as relacionadas com pneumonia e insuficiência respiratória, para manter ativa a vigilância de possíveis casos. Ontem, cinco novos pacientes foram confirmados com gripe suína no Paraná, que totaliza 56 casos.
Polícia
Ontem, policiais rodoviários federais começaram o reforço na orientação de motoristas e passageiros sobre os riscos e o procedimento no caso de suspeita da nova gripe. No Paraná, o bloqueio informativo mobilizará todos os 39 postos da PRF espalhados pelas principais estradas federais, inicialmente os de Foz do Iguaçu, Cascavel e Guaíra, na região Oeste, e Barracão, no Sudoeste, que são os mais movimentados e próximos da fronteira.
Além da ação da PRF, o Departamento de Polícia Civil divulgou ontem algumas medidas preventivas que deverão ser aplicadas em todas as carceragens do estado. Entre as ações está o reforço das regras gerais de limpeza, constante avaliação médica dos presos e isolamento do detento em caso de suspeita da doença. Em relação aos visitantes, policiais farão uma triagem antes que os familiares tenham contato com os detentos.