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Fim da dupla função

Motoristas de micro-ônibus podem perder até R$ 180 de adicional por dupla função

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Os motoristas dos micro-ônibus que recebem adicional por dupla função ao cobrarem as passagens devem receber até R$ 180,00 a menos a partir do próximo mês. A partir de sexta-feira (1.º) os veículos só vão aceitar pagamento com os cartões-transporte emitidos pela Urbs.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a gratificação aos motoristas que exerciam o serviço adicional de cobrador não será mais paga, uma vez que os motoristas deixarão de exercer a dupla função. A gratificação era de 10% sobre a remuneração base (R$ 1.814,94) por hora efetivamente trabalhada na função de cobrador e motorista.

Isso significa que um motorista remunerado com o piso de R$ 1.814,94 que trabalhasse seis horas diárias nos micro-ônibus por 30 dias receberia R$ 1,00 por hora, totalizando no final do mês um adicional de R$ 180,00.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) informou por meio da assessoria de imprensa que não vai se pronunciar sobre o assunto e que está esperando o cumprimento da ordem judicial que determina o fim da dupla função. Segundo a assessoria, o sindicato já pediu um esclarecimento à Urbs sobre a situação dos motoristas depois que deixarem de exercer a função de cobradores.

Também por meio da assessoria, a Urbs afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto por ser uma questão trabalhista, que deve ser decidida entre patrões e empregados. A Urbs afirmou que vai apenas garantir que os motoristas deixem de exercer a função de cobradores nos micro-ônibus.

Impacto na tarifa

De acordo com informações disponíveis no site da Urbs, o impacto na tarifa técnica com o fim do pagamento do adicional de dupla função aos motoristas será de R$ 0,0045 por passagem cobrada. Por outro lado, de acordo com a assessoria de imprensa, a adaptação dos micro-ônibus e a contratação de cobradores para cobrar a passagem geraria um aumento de R$0,05 na tarifa técnica.

Entenda o caso

A eliminação do uso de dinheiro nos 62 micro-ônibus que operam em Curitiba foi anunciada início do mês pela Urbs, que adotou a medida para se adequar à lei que impede que motoristas também exerçam o papel dos cobradores (a chamada dupla função).

Para resolver o problema da cobrança, a Urbs anunciou criação de três postos temporários para a emissão do documento e criou o cartão-transporte avulso, que poderá ser comprado e recarregado em 23 pontos da cidade.

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