Um protesto realizado pelo Sindimoc na manhã desta segunda-feira (29) afeta a operação das linhas atendidas pela Viação do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Trabalhadores estão reunidos em frente à garagem da viação, em Almirante Tamandaré. Além desse município, ela também opera em Itaperuçu e Rio Branco do Sul. Segundo a assessoria da empresa, a manifestação impede a saída e entrada de veículos em sua garagem.
A empresa e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus apresentaram teses distintas para a motivação do protesto. A Viação do Sul afirmou que os manifestantes estão impedindo a saída de veículos da garagem em protesto contra a demissão de dois funcionários.
Já o Sindimoc afirmou, em nota, que o protesto é contra as “péssimas condições de manutenção dos ônibus”. No texto, o sindicato afirma que trabalhadores dessas empresas relataram acidentes por falta de freios e que um veículo sem freio chegou a ser recolhido na Rodovia dos Minérios, por iniciativa dos próprios motoristas. Segundo eles, a empresa estaria demitindo funcionários que reclamam dessas condições ao invés de resolver o problema.
A Viação do Sul rechaçou essa versão e disse incentivar que qualquer problema seja reportado para imediata solução. Também em nota, a empresa afirmou que trabalha com peças de primeira linha e que seu veículo mais velho é de 2006. Disse também que o real motivo do protesto é a demissão dos trabalhadores, cujos direitos teriam sido devidamente pagos. Nas notas, nenhuma das partes disse se pretende adotar medidas judiciais contra o protesto ou contra a falta de manutenção dos veículos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora