Os curitibanos podem ter que enfrentar mais uma greve no transporte coletivo da capital na semana que vem. O motivo seria o atraso no pagamento dos salários dos motoristas e cobradores das linhas que operam na região, que deveria ter sido depositado até a última quinta-feira (7). Caso as empresas não efetuem o pagamento, já foi aprovado em assembleia que a greve poderá ocorrer a partir da zero hora próxima terça-feira (12), de acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). A entidade que representa os trabalhadores abriu o indicativo de greve permanente em dezembro do ano passado.
Durante a tarde de sexta (8), houve uma breve paralisação de motoristas e cobradores na Praça Rui Barbosa, principal ponto de convergência de linhas no Centro da capital, que começou por volta das 16h e durou aproximadamente meia hora.
Sobre o atraso nos pagamentos, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou que a Urbanização de Curitiba (Urbs) está em dia com os repasses, mas o dinheiro não seria o suficiente para cobrir todos os custos de operação. Ainda não há um prazo para o pagamento dos salários. O Setransp informou apenas que deve ser feito o mais breve possível. O sindicato patronal também afirmou que foi comunicado pelo Sindimoc, por meio de e-mail, a respeito do indicativo de greve.
Sobre o assunto, a Urbs informou que vai notificar as empresas na segunda-feira (11) para que comprovem o pagamento dos salários. Também irá autuá-las pelos atrasos ocorridos nesta sexta-feira (8).
Já o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por meio de sua assessoria de imprensa, informou que, até o momento, nenhum dissídio foi ajuizado.
Empresas em atraso
Confira a lista das empresas que ainda não depositaram o salário dos trabalhadores, de acordo com o Sindimoc: São José Filial, CCD, Tamandaré Matriz, Tamandaré Filial, Campo Largo, Expresso Azul Filial, Mercês, Reunidas, Glória, Transtupi, Cidade Sorriso, Piraquara, Redentor, Marechal Matriz, Marechal Filial, Santo Antonio, Santo Antonio Filial, Araucária Filial e Araucária Matriz.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora