Cerca de 350 taxistas, motoristas e guias de turismo de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, protestaram na manhã desta quarta-feira (1º) contra uma liminar da Justiça Federal que restringe o acesso de veículos ao Parque Nacional do Iguaçu. A medida, válida a partir de hoje, atende ao pedido de uma Organização Não Governamental de Porto Alegre (RS). Os manifestantes aguardam para as próximas horas a decisão sobre um mandado de segurança que pode reverter a situação.
O ato durou toda a manhã. Reunido em frente ao portão da unidade de conservação, o grupo bloqueou o acesso ao estacionamento do centro de recepção de visitantes. Para chegar à bilheteria, muitos turistas tiveram que percorrer parte do trajeto a pé. "Viemos até aqui e não vamos deixar de ver as Cataratas do Iguaçu. Soubemos do protesto agora e acreditamos ser uma causa justa e esperamos que o problema seja resolvido. Turista gosta de ser bem atendido", observou o alagoano que viaja com a família, Adriano José de Azevedo.
Segundo o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu e Municípios da Costa Oeste, Sidnei dos Reis, a proibição atinge cerca de 3 mil profissionais do turismo que atuam na região. "Nós amamos este parque e somos os primeiros a defendê-lo. O argumento de que a circulação de veículos na reserva afeta a preservação não procede. Orientamos o turismo sobre como deve se comportar, aconselhamos a não jogar lixo na trilha ou alimentar os animais", disse ele.
Caso o Tribunal Regional Federal da 4ª Região mantenha a decisão, os manifestantes planejam iniciar nesta quinta-feira (2) um protesto por tempo indeterminado e prometem impedir a entrada de turistas e de funcionários no parque. "Hoje não estamos impedindo ninguém de entrar. Estamos apenas mobilizados de forma pacífica e expondo nosso descontentamento com a forma que o turismo na cidade vem sendo tratado. Esta mudança será bastante prejudicial para a imagem do setor", afirmou Reis.
Conforme a liminar assinada pelo juiz federal Rony Ferreira, em junho deste ano, o transporte de turistas no interior da reserva deverá ser feito somente pela Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, responsável pela exploração de passeios e recepção de visitantes na unidade de conservação. De acordo com o comunicado emitido na terça-feira (31), pela direção do parque, o transporte dos hóspedes do Hotel das Cataratas caberá ao próprio estabelecimento.