Mesmo antes do início da temporada, o lixo já se acumula no Litoral. O número de turista é maior do que o esperado, porque muitos veranistas optaram por passar as férias no Litoral paranaense, devido às catástrofes que atingiram Santa Catarina, o que aumentou em torno de 20% nos 12 primeiros dias de dezembro. A afirmação é de Heitor Kasecker, gerente de controladoria da Transresíduos - empresa responsável pela coleta de lixo fora do período de temporada em Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba.
"Normalmente, o movimento só começa depois do dia 23 de dezembro. Mas com tudo o que aconteceu em Santa Catarina, muitas pessoas vieram para o nosso litoral", conta Kasecker.
Kasecker explica que o contrato para os meses fora da temporada de verão é feito com a prefeitura de cada município. A licitação prevê que três caminhões façam a coleta de lixo em Matinhos, três em Guaratuba e dois em Pontal do Paraná. No entanto, a quantidade de lixo para essa época antes da temporada já é muito maior do que o esperado e a empresa não tem dado conta de atender a demanda.
A Trasresíduos enviou uma solicitação às prefeituras para que seja feito um contrato emergencial, para que um caminhão extra também passe a recolher o lixo nessas cidades.
Pregão
A questão só será resolvida quando forem conhecidos os vencedores do pregão eletrônico para a coleta do lixo durante a temporada. A organização da licitação é de responsabilidade do governo do Estado e a gestão ocorre de forma diferente. Existem três lotes e cada empresa pode vencer a licitação em apenas um lote. Do lote 1 fazem parte Pontal do Paraná e Paranaguá; o lote 2 é composto por Guaratuba; e o lote 3 abrange os municípios de Antonina e Morretes.
No entanto, de acordo com Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), ainda não há previsão para que sejam conhecidos os vencedores do pregão, e nem para que essas empresas assumam a coleta do lixo dos seus respectivos lotes.
Segundo Kasecker, da Transresíduos, o contrato com as prefeituras prevê que a empresa deixará de fazer a coleta somente quando os vencedores já estejam prontos para assumir o trabalho.
Em 2007, a Transresíduos foi a vencedora do pregão para o lote de Guaratuba. E, de acordo com Kasecker, dez caminhões recolheram o lixo orgânico da cidade durante a temporada.
Em frente às casas, a quantidade de lixo e entulhos amontoados chamam atenção. Na Avenida Londrina, em Caiobá, os entulhos estão sem remoção há pelo menos um mês. Além de lixo orgânico, folhas de árvores e até materiais de construção, como um vaso sanitário, foram encontrados. A situação se repete em Guaratuba.
"Perdi a conta de quantas vezes pedimos a retirada dos entulhos. A prefeitura já nem nos atende mais. A sorte é que não temos problemas de enchente, pois esse lixo já está tapando os bueiros", conta o morador do terreno em frente ao entulho, o cabeleireiro Adir Ribas, morador da cidade Matinhos. "Tem gente que está pagando por conta para fazer a limpeza. Só que sai caro, quase R$ 200 por caminhão", diz.
Segundo Marco Antonio Dal'Lin, secretário municipal de Obras, Viação e Serviços de Guaratuba - responsável pela coleta de lixo orgânico e entulhos no município a prefeitura ainda não foi informada sobre o acordo oferecido pela Transresíduos. O secretário informou ainda que foi feita uma pareceria com o governo do estado, que já teria enviado equipes para auxiliar na resolução do problema do lixo.
A reportagem está tentando contato com a prefeitura de Matinhos, mas não está encontrando o responsável que fale pela coleta de lixo nas cidades.Você acha que tem muito lixo nas ruas do litoral? Opine no formulário abaixo.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora