O Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou na noite desta sexta-feira (21) que notificou os representantes legais das empresas Batavo e BRF-Brasil Foods S.A para que prestem informações e esclarecimentos à Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba no inquérito civil que investiga adulteração do leite no estado. Segundo o órgão, a notificação foi enviada depois que o ministério recebeu da Vigilância Sanitária um ofício, acompanhado de laudos técnicos, que aponta a presença de formaldeído no leite UHT da marca Batavo, enriquecido com cálcio.
O MP informou que a substância foi detectada em amostras aleatórias de leite pertencentes aos seguintes lotes: TT/04/ER e TT/04/DP, produzidos em 28 de fevereiro de 2013, com vencimento em 28 de junho de 2013, no município de Teotônia, no Rio Grande do Sul. As amostras foram recolhidas em estabelecimentos comerciais do Paraná.
De acordo com o MP, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pela fiscalização periódica dos locais de produção, já foi avisado. As cópias do laudo também foram encaminhadas à Promotoria de Justiça do Rio Grande do Sul, que investiga contaminação no leite produzido naquele estado.
Embora a Vigilância Sanitária tenha determinado o recolhimento do produto no comércio paranaense, a orientação da Promotoria de Justiça é para que as pessoas que eventualmente já tenham comprado o leite UHT Batavo enriquecido com cálcio, pertencentes aos lotes acima citados, evitem consumi-los e que contribuam com as investigações, encaminhando a embalagem e o leite à Promotoria de Defesa do Consumidor (Av. Iguaçu, 1251, no Rebouças) ou que façam contato pelo e-mail consumidor@mp.pr.gov.br.
Outro lado
Em nota, a BR Foods disse que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público. A empresa informou ainda que "confia plenamente no processos de controle de recebimento de leite e de distribuição do produto ao mercado" e que faz contraprovada de todo leite que envia ao mercado.
Até o mesmo período não foi possível obter contatos de representantes da Batavo.