• Carregando...

Laudo deve ser divulgado nesta sexta-feira (31)

Mudanças no projeto original podem ter contribuído para que as sacadas do Edifício Don Gerônimo, em Maringá, no Noroeste, desabassem. Esta foi a conclusão dos peritos da Defesa Civil e da prefeitura da cidade, em uma reunião na tarde de quarta-feira (29), de acordo com o telejornal Bom Dia Paraná. O laudo final, que apontará as causas do acidente, no entanto, deve sair apenas nesta sexta-feira (31).

Na madrugada de domingo, a marquise de cobertura do bloco 2 do prédio desabou, e, em efeito dominó, derrubou as 15 sacadas. O prédio foi desocupado e, depois de três horas, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil liberaram o acesso aos moradores.

Para evitar possíveis novos problemas, a Defesa Civil interditou as 15 sacadas do bloco 1 do edifício. Na terça-feira (28), parte do concreto das sacadas que desabaram foi recolhida, para que peritos analisassem as causas do acidente.

O engenheiro responsável pelo projeto estrutural avaliou os documentos na quarta-feira (29), juntamente com peritos da Defesa Civil e da prefeitura. Eles compararam fotos dos blocos de concreto e do material analisado com a planta do edifício. "Deu para perceber que a ferragem foi projetada de uma forma, e o posicionamento está de outra forma", disse o coronel Jurandi Andre, da Defesa Civil, ao Bom Dia Paraná.

Carlos Campelo Lopes, engenheiro da prefeitura, concorda com Andre, mas afirma que a conclusão ainda não é decisiva. "Em algumas partes há esse pequeno deslocamento da ferragem, mas teremos que analisar tudo, porque só o que a gente detectou não dá para dizer que foi a causa de tudo", disse.

Procurada pela reportagem do Bom Dia Paraná, a direção da construtora responsável pelo edifício informou que só vai se manifestar sobre o assunto quando receber o laudo oficial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]