Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Multidão participa de missa em homenagem ao papa João Paulo II

Missa celebrada pelo arcebispo Dom Moacyr José Vitti, na Praça Nossa Senhora de Salete | Priscila Forone - Agência de Notícias Gazeta do Povo
Missa celebrada pelo arcebispo Dom Moacyr José Vitti, na Praça Nossa Senhora de Salete (Foto: Priscila Forone - Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Curitibanos participam da missa na Praça Nossa Senhora de Salete |

1 de 4

Curitibanos participam da missa na Praça Nossa Senhora de Salete

Ford Galaxie que transportou o papa João Paulo II pela capital paranaense, em 1980 |

2 de 4

Ford Galaxie que transportou o papa João Paulo II pela capital paranaense, em 1980

Praça Nossa Senhora de Salete neste domingo no Dia do Trabalho |

3 de 4

Praça Nossa Senhora de Salete neste domingo no Dia do Trabalho

Padre Reginaldo Manzotti cantou com a multidão na Praça Nossa Senhora de Salete |

4 de 4

Padre Reginaldo Manzotti cantou com a multidão na Praça Nossa Senhora de Salete

Uma missa solene começou a ser celebrada na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, na manhã deste domingo (1.º), em comemoração à beatificação do papa João Paulo II e ao Dia do Trabalho. A celebração é presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e conta com a presença do padre Reginaldo Manzotti. A abertura do evento teve início 9h30 e a missa começou às 10 horas.

Padre Manzotti cantou com a multidão, lembrou a beatificação de João Paulo II e abençoou as pessoas presentes que estavam em busca de emprego.

"Hoje nós nos alegramos com a beatificação do nosso querido João Paulo II, papa que amava muito o Brasil. A vida do papa foi um testemunho eloquente de santidade, por sua grande fé. O mundo inteiro foi modificado por seu empenho em favor da paz. João Paulo revelou-se um verdadeiro pai da família humana. A todos cativava pela sua facilidade de comunicação e gestos de sensibilidade. A beatificação foi certamente um estímulo para vocações sacerdotais e religiosos", afirmou Moacyr José Vitti.

Em relação ao Dia do Trabalho, o arcebispo de Curitiba disse que "compete à sociedade ajudar o cidadão para que ele possa encontrar ocasiões de trabalho suficiente. Acontece muitas vezes, mesmo nos nossos dias, que os que trabalham são escravizados pela própria obra, pelas assim chamadas leis econômicas. Isso não se justifica de modo algum".

Os organizadores do evento levaram para a praça dois objetos que lembram o beato: a cátedra, onde o papa João Paulo II se sentou quando celebrou, em 1980, a missa em Curitiba; e ainda o carro - um Ford Galaxie - que transportou o pontífice pelas ruas da capital paranaense.

O trânsito na região, por volta das 10 horas, era considerado tranquilo, já que muitas famílias preferiram ir à pé até a praça.

Outras celebrações

No Santuário da Divina Misericórdia, no bairro Umbará, também será realizada uma missa em ação de graça pela beatificação de João Paulo II. A celebração está marcada para as 10 horas e será presidida pelo bispo Dom Ladislau Biernaski. O santuário está localizado na Estrada do Ganchinho, 570.

A festa da Divina Misericórdia é celebrada todos os anos uma semana após a Páscoa. Foi o papa João Paulo II que instituiu a festa, no ano 2000, e nesse ano a data coincide com o dia de sua beatificação.

Vigília no Bosque do Papa

A comunidade polonesa de Curitiba prestou homenagem, na noite deste sábado (30), a João Paulo II, beatificado neste domingo (1º) em Roma. A celebração reuniu dezenas de pessoas no Bosque do Papa, que fizeram orações e entoaram cantos, entre ele "A Bênção, João de Deus", composto para a visita do papa ao Brasil.

A homenagem contou com a participação de corais. Também foi apresentado um vídeo sobre a visita do papa a Curitiba, em 1980. Uma placa alusiva a beatificação de João Paulo II foi colocada na capela visitada por ele, contou Danuta Lisicki de Abreu, organizadora do evento.

Beatificação

O papa Bento XVI beatificou o papa João Paulo II, diante de uma multidão superior a um milhão de fiéis, na Praça São Pedro, colocando o antigo pontífice mais perto da santificação. Em latin, Bento declarou João Paulo "abençoado", antes do início da missa, realizada em um dia ensolarado e em meio a um mar de bandeiras polonesas, uma cena semelhante àquela do funeral de João Paulo, em 2005, quando 3 milhões de pessoas homenagearam o papa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.