Ter na sala de aula três crianças com o mesmo nome não significa que elas terão de receber apelidos para serem diferenciadas umas das outras. Contrações como "Ju", "Mê" e "Vi" também não são bem-vistas pelos educadores. "O nome é a primeira referência que a criança tem e acreditamos que preservar esta identidade é importante", afirma a coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Dom Bosco, Anneliese Alcoba Ruiz.
A solução encontrada pelos professores para saber quem é quem, é chamar a criança pelo nome completo. "Meu filho é conhecido na escola como Lucas Bruce. Os colegas se acostumaram a chamá-lo desta forma. Não é complicado", afirma a mãe Maria Beatriz de Castro Silva Bruce.
No início do ano, quando a turma é formada, muitas escolas tentam separar, em salas diferentes, as crianças com o mesmo nome. Mas isso nem sempre é possível.
"Tem criança que é chamada pelo nome completo, pela primeira vez, na escola. E é neste momento que ela passa a se reconhecer no grupo social do qual faz parte. Isso precisa acontecer", explica Anneliese. (PM)