Osmar Brusinhani, coordenador do programa Leite das Crianças, diz que não há irregularidades no projeto. De acordo com ele, houve uma reunião com a equipe do Tribunal de Contas, na qual ficou esclarecido que é opção de alguns gestores do programa – os comitês formados nos municípios – não receber os 30 litros de leite por criança no mês. "Fizemos uma ata para esclarecer as dúvidas. Na somatória dos pagamentos não tem o domingo. Em 85% dos municípios, as crianças recebem leite a semana inteira [inclusive para domingo]", afirmou.

CARREGANDO :)

Demanda

Brusinhani diz que há problemas isolados, mas que a culpa não é do estado. "Em alguns locais as miniusinas não conseguem atender a demanda", afirma. "Em outros municípios, dentro da realidade das comunidades, algumas famílias não têm como guardar o leite no fim de semana." O coordenador ressalta que eventuais falhas são de responsabilidade dos comitês locais.

Publicidade

Segundo Brusinhani, quando sobra leite o produto é entregue a entidades assistenciais. A mesma informação foi passada por diretores de escolas visitadas pela reportagem em Curitiba, Colombo e Quatro Barras.

A gerente operacional da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Lia Mara Magrin, explicou que o programa obedece regras do Conseleite (Conselho Estadual do Leite), que estipula o preço pago ao produtor e aos laticínios. Lia Mara informou ainda que o governo só paga o que foi entregue nas escolas, de acordo com as notas fiscais assinadas por funcionários que recebem as entregas.

Ela lembra ainda que o programa tem ouvidoria, voluntários e que os comitês gestores são formados por várias secretarias estaduais, entre elas a de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Núcleos Regionais de Educação, Secretaria Estadual do Trabalho e pelos municípios, entre outros.

Comitês

"Não recebemos o leite de domingo por causa de espaço, mas o governo também não tinha um freezer a mais para colocar nos três pontos de distribuição existentes no município", diz a coordenadora do comitê de Bocaiúva, Idalva Aparecida Vieira Rocha. Ela afirma que as crianças de Bocaiúva do Sul devem receber 30 litros a partir do próximo mês. "Só falta entregar o ofício com o pedido. Isso deve ocorrer na semana que vem", acrescenta Idalva. (JNB)

Publicidade