Com o dinheiro do 13º salário no bolso e lista de compras em mãos, começou a temporada de compras de presentes de Natal. Mesmo com reforço nas rondas de fim de ano, a Polícia Militar (PM) orienta a população a ter cuidado na hora de comprar os presentes. O tenente-coronel Antonio Zanatta Neto, comandante do 12º Batalhão, responsável pela segurança do Centro de Curitiba, diz que a desatenção e o uso do celular podem fazer a ocasião propícia para a ação de ladrões.
“Uma das nossas grandes preocupações nessa época do ano é a distração das pessoas com o uso do celular, o que facilita muito a ação dos bandidos”, afirma Zanatta. “Na hora das compras, orientamos ao consumidor que esteja atento e deixe para enviar mensagem ou mesmo jogar pelo celular quando estiver em um lugar mais tranquilo”, reforça o tenente-coronel.
Na quinta-feira (1º), o efetivo nas ruas de todo o estado foi reforçado para as rondas de fim de ano, até as 22 horas, para evitar ações de ladrões. A operação começou no dia seguinte ao pagamento do 13º salário e vai até a semana posterior ao Natal, quando o fluxo de pessoas ainda será grande para troca de presentes. Policiais do setor administrativo, bem como alunos que estão concluído a escola de formação da PM, sob a supervisão de policiais mais experientes, reforçarão o policiamento.
Confira algumas dicas da PM para não virar alvo dos bandidos durante as compras de Natal:
Celular
No momento em que estiver fazendo compras ou mesmo na rua, evite manusear o celular. É no momento de distração que os bandidos agem, e aquele instante em que você troca mensagens é ideal para o criminoso subtrair objetos de bolsas e mochilas e até mesmo do seu bolso. Além disso, dependendo do modelo, o próprio celular pode ser o alvo do bandido.
Bolsas e mochilas
No momento da compra, leve sempre a bolsa ou mochila na sua frente. Enquanto você está distraído vendo produtos, o ladrão pode facilmente retirar objetos se a sua bolsa ou mochila estiver nas costas. Se estiver na frente, o ladrão não tem como agir sem que você perceba.
Crianças
A Polícia Militar orienta os pais a identificar os filhos antes de sair de casa. É fácil: basta colocar uma pulseirinha ou mesmo um faixa de esparadrapo no braço da criança com o nome dela, do pai e um contato. Se durante as compras a criança se perder, o responsável será facilmente encontrado se ela estiver com essa identificação.
Dinheiro
Evite fazer compras com dinheiro em espécie. Quanto menos cédulas você portar nesse período do ano, melhor.O ideal é optar por compras com cartão, que pode ser cancelado caso seja perdido ou roubado. Além disso, orienta a PM, o cartão pode servir de prova caso o meliante seja detido com ele. Agora, se você realmente não tiver outra opção, distribua as cédulas nos bolsos da frente da calça ou casaco – jamais leve o dinheiro nos bolsos de trás da roupa.
Idosos
Geralmente pessoas de idade são alvos mais fáceis dos criminosos. Portanto, a orientação da PM é para conversar com os idosos da família para evitar fazer compras sozinhos. Na companhia de um filho ou um neto, os idosos ficam menos suscetíveis a roubos e assaltos.
Caixa eletrônico
A Polícia Militar também orienta as pessoas a evitar sacar dinheiro nessa época do ano. Mas, se for realmente necessário, a pessoa não deve contar o dinheiro no local em que fez o saque para não chamar a atenção. Além disso, caso precise de ajuda para operar o caixa eletrônico, a orientação é para procurar somente auxílio de funcionários do banco. Jamais aceite ajuda de estranhos.
Pessoas suspeitas
No caso de se deparar com pessoas em ações suspeitas, a orientação é sempre ligar para o telefone 190 da Polícia Militar.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora