Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recursos públicos

No Norte, um retrato da crise

 | Reprodução www.elbaramalho.com.br
(Foto: Reprodução www.elbaramalho.com.br)

Santo Antônio da Platina – O município de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, é um dos que menos investiu em saúde no Paraná em 2006. De acordo com o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde, no ano passado foram investidos na área 10,93% do orçamento, quando a lei exige o mínimo de 15%. Em 2005, o investimento foi de 12,83%.

Já a prestação de contas do município no 1.º bimestre de 2006 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresenta um índice de investimento ainda menor, de 0,73%. Para o TCE, problemas burocráticos com as mudanças da administração do município – o ex-prefeito José Ritti Filho (sem partido) foi afastado duas vezes do cargo em 2006 e posteriormente cassado –, podem ter impedido que dados e documentos fossem enviados.

O pouco investimento se refletiu no atendimento. Nos últimos dois anos a cidade testemunhou uma série de problemas, como as intervenções que a Polícia Militar precisou fazer para garantir atendimento à população no Pronto-Socorro Municipal, o único da cidade.

O Pronto-Socorro municipal está instalado anexo ao Hospital Nossa Senhora da Saúde. Os funcionários da casa de saúde deflagraram uma greve no ano passado de uma semana por causa do atraso constante dos salários. Na época, a direção do hospital culpou o município por não repassar uma subvenção mensal de R$ 10 mil. A falta de recursos também fez com que o Hospital Regional do Norte Pioneiro ficasse mais de quatro anos fechado.

O chefe do Departamento de Saúde de Santo Antônio da Platina, Alexandre Levatti, explica que quando assumiu a pasta, em novembro de 2006, percebeu que pouco da arrecadação estava sendo investido. Segundo ele, o problema foi o gerenciamento dos recursos ser feito pelo setor de contabilidade da prefeitura. "Nunca pude saber exatamente como e quanto estava sendo gasto", explica. Ele garante que desde janeiro está sendo aplicada uma média de 17% do orçamento na saúde.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.