Até o fim da manhã desta segunda-feira (11), a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) considerava um sucesso a circulação em dia útil dos novos ônibus que trafegam pela Linha Verde. A média de ocupação dos ônibus nesta manhã foi de 60% da capacidade dos veículos. O tempo médio gasto para percorrer o itinerário da linha foi de 25 minutos, dentro do que havia sido previsto pela prefeitura.

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Usuários do sistema de transporte coletivo da cidade ouvidos pela reportagem, entretanto, reclamaram de mudanças em algumas linhas alimentadoras que foram modificadas para a entrada em circulação da linha Pinheirinho/Carlos Gomes.

Com o início da operação da nova linha de ônibus, 11 alimentadoras do transporte coletivo tiveram o itinerário alterado. A reportagem ouviu usuários e constatou reclamações em três linhas: Xaxim/Capão Raso, Rio Bonito e Maracanã/Linha Verde. Segundo o gestor de operação de transporte coletivo da prefeitura, Luiz Filla, ainda serão feitos ajustes pontuais de horários e carros em linhas onde foram detectados problemas. Ele afirmou, no entanto, que ainda é necessário um período de 15 dias para que o sistema se estabilize.

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No caso dos ônibus Maracanã/Linha Verde, Filla afirmou que atrasos foram ocasionados por conta das obras que são feitas na rodovia. Quanto aos ônibus da linha Pinheirinho/Carlos Gomes, não houve reclamações por parte dos passageiros ouvidos pela reportagem. Segundo a assessoria de imprensa da Urbs, funcionários do órgão estão nas estações percorridas pela nova linha para orientar os passageiros.

Inauguração

A Linha Verde foi inaugurada no sábado (9), às 11h49. Na primeira viagem, o prefeito Beto Richa embarcou no ônibus 550 com um séquito de políticos e empresários. O trajeto levou pouco mais de 30 minutos. O ônibus trafega por uma canaleta exclusiva e permite a integração com nove linhas alimentadoras: Vila São Pedro, Gramados, Urano, Xaxim, Alto Boqueirão, Portão, Santa Bernadethe, Fanny, Maracanã, e a linha convencional Alferes Poli. Nas estações-tubo Parolin e Almirante Gonçalves é possível fazer integração com o eixo Boqueirão.

A linha Pinheirinho/Carlos Gomes terá frota de 14 ônibus articulados, com GPS, áudio em MP3 e biodiesel, 50% menos poluente. A previsão inicial é atender 32 mil passageiros por dia, com intervalos de quatro minutos em horários de pico. Os veículos saem do Terminal Pinheirinho e param em cinco estações na Linha Verde e três na avenida Marechal Floriano Peixoto, que, junto com o Eixo Boqueirão, passa a fazer parte do complexo viário da Linha Verde.

As estações-tubo são climatizadas e cobertas por material isolante. Os vidros têm película interna para reduzir a incidência da luz solar e o ar de dentro do tubo passa por um sistema de desinfecção a cada 90 segundos. A próxima fase do projeto é estender a Linha Verde até o Atuba, concluindo um trecho de 21 quilômetros. Segundo o prefeito, as verbas para a finalização das obras já foram liberadas.

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Enquanto a Linha Verde não for municipalizada, a fiscalização da antiga BR-116 continuará sendo feita pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Diretran, que deve assumir a nova via em junho.