Travestis e transexuais poderão adotar o nome social denominação pela qual querem ser chamados em todos os registros relacionados ao sistema público de saúde. A resolução foi assinada pelo secretário de estado da Saúde, Gilberto Martin, nesta segunda-feira (8) e entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial. A medida valerá para prontuários, cadastros e outros documentos do sistema público de saúde.
"Fazer uma resolução, destinada a todos os serviços de saúde do Paraná, que assegura aos travestis e transexuais o direito de se apresentar com o nome que elas próprias escolheram e que elas são conhecidas na comunidade é uma vitória. É o exercício da democracia", disse Martin, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.
Já o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis, ressaltou a importância dessa resolução. Segundo ele, travestis e transexuais têm dificuldade de ter acesso aos serviços públicos de saúde e, constantemente, são vítimas da violência.
Escolas
A opção de adotar o nome social nas escolas também passou valer em 2010. A medida vale para estudantes maiores de 18 anos e teve o aval do Ministério Público do Paraná. Os estudantes podem escolher como querem ser chamados nos registros internos das escolas e livros de chamada. Mas, não vale para diplomas.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora