Brasília O turismo do Nordeste foi o mais prejudicado pelo caos ocorrido nos aeroportos durante o Natal. Isso porque, segundo o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla, a maior parte das pessoas que optam por viajar para esses destinos utiliza o transporte aéreo. Ele lembrou que São Paulo é o principal estado emissor de turistas do país, que viajam para o Nordeste principalmente de avião. "Para cada nordestino que embarca de férias para São Paulo, existem sete paulistas que embarcam para o Nordeste", disse Favilla.
Mesmo assim, a queda no número de turistas brasileiros tem sido compensada, em parte, pela chegada de estrangeiros. De acordo com o secretário-executivo, tem havido um crescimento no número de vôos diretos do exterior para os estados nordestinos. A portuguesa TAP, por exemplo, faz vôos diretos para Fortaleza, Recife, Salvador e Natal.
Favilla afirmou que a confusão nos aeroportos também ajudou a estimular o turismo no Sudeste, especialmente no Rio e em São Paulo: "Esses litorais estão recebendo um número maior de reservas em hotéis do que o esperado. Muitos turistas deixaram de viajar para locais mais distantes com os problemas nos aeroportos."
Já na Região Sul, o turismo não sofreu grandes alterações com o caos aéreo. Isso porque a maior parte dos turistas brasileiros viaja para esses estados de carro ou ônibus. Já os estrangeiros costumam vir de países vizinhos em vôos diretos.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora